Fone: (48) 3223-4647 Email: apoio@apoiocomunicacao.com.br

Revisão veicular é garantia de maior vida útil para o seu carro

Publicada por em 04/01/2018

Não só carros usados, mas os novos também precisam passar por um check-up. Além disso, essas verificações têm relação direta com a segurança dos ocupantes dos veículos.

O ano começou e tem muita gente voltando para casa depois de ficar horas na estrada.  O cansaço físico é certo, mas e o carro, como está? Ele também “sofre” e por isso é importância fazer revisões veiculares periódicas. Segundo o técnico em mecânica, Fernando Azevedo, sócio da Revisacar Soluções Automotivas, tanto veículos usados, como os novos precisam passar por um check-up.

 

Muitas pessoas acreditam que seja impossível que um carro novo possa ter qualquer tipo de problema, mas não é raro vermos carros relativamente novos emitindo barulhos estranhos, ou apresentando outros “sintomas” de carros mais velhos: problemas de balanceamento, na suspensão, nos freios, com o óleo, na parte elétrica, no alinhamento, e inúmeros outros detalhes.

 

Mas se engana quem acredita que para ter um carro as únicas preocupações são a gasolina e o financiamento. A falta de manutenção preventiva em veículos pode causar dores de cabeça e muito prejuízo.

 

Motorista que deixa de fazer a revisão de componentes como velas, filtros, suspensão e amortecedores não apenas contribui para desvalorização de seu patrimônio, como coloca em risco sua segurança, das pessoas que conduz e de quem estiver no trânsito. “Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária, as mortes no trânsito no Brasil superou 90 mil vidas perdidas no trânsito do Brasil em apenas dois anos”, destaca Fernando.

 

Neste início de ano, além dos itens básicos de uma revisão, o que muita gente aproveita é para realizar as verificações no ar condicionado – que também devem ser realizadas periodicamente, por tem relação direta com consumo de combustível e com a saúde dos ocupantes do carro, bem como serviços de lataria, pneus, limpeza do sistema de arrefecimento e radiador.

 

“E o condutor não deve esquecer que o carro também precisa de água. Reservatório de água com nível muito baixo ou secando rapidamente indica que há vazamento de água, que pode estar acontecendo por alguma mangueira, retentor ou junta mal fixada ou mesmo com fissura”, lembra Fernando.

 

E mais, a questão de check-up preventivos é questão de educação do consumidor. “Levantamentos apontam que os motoristas, com o passar dos anos, deixam de fazer as revisões. Cerca de 80% dos motoristas levam o veículo para revisão nos primeiros dois anos de uso. A partir de três anos, esse índice cai para 59%; com cinco anos, só 51% faz manutenção preventiva; e acima de 10 anos, apenas 45%”, destaca o sócio da Revisacar, Fernando Azevedo. E finaliza: “desde que abrimos a empresa, fazemos junto aos clientes e comunidade, uma campanha de conscientização sobre a importância da saúde do carro, frisando que, independente de onde for feita, oficina, mecânico de confiança ou concessionária, o importante é sempre cuidar da segurança do veículo”.


  Voltar para notícias