Fone: (48) 3223-4647 Email: apoio@apoiocomunicacao.com.br

Mais de 250 profissionais participam da XV Jornada Catarinense de Psiquiatria da ACP

Publicada por em 27/11/2017

Evento foi realizado de 23 a 25 de novembro em Florianópolis

 A XV Jornada Catarinense de Psiquiatria, promovida pela Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), reuniu mais de 250 profissionais entre psiquiatras, médicos e profissionais multidisciplinares como psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, serviço social, direito, entre outros.  Com o tema “Presente e Futuro”, a JCP foi realizada de 23 a 25 de novembro, em Florianópolis.

Participaram desta 15ª edição nomes de destaque da psiquiatria, como a presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Carmita Abdo, os psiquiatras paulistas Sérgio Blay e Marcelo Feijó Mello e o Coordenador Nacional da Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro Júnior.

Para Quirino, ainda existe um preconceito bastante grande em relação a saúde mental e eventos como esse são extremamente importantes.

“A JCP tem se firmado como uma das mais importantes no Brasil. Tem conseguido congregar pessoas de SC e também de outros tantos estados do país, afinal tem trazido para debates sobre a saúde mental profissionais de grande valor do país. Firmando assim, cada vez mais lugar na agenda dos importantes eventos da área no Brasil”, destaca Quirino.

Para a presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Carmita Abdo, a saúde mental vem cada vez mais sendo valorizada e o psiquiatra precisa estar sempre se atualizando, e a participação em eventos como a JCP, são fundamentais.

A psicóloga Viviane Pagini, que atua há oito anos no serviço público e privado, veio de Sertão Santana, no Rio Grande do Sul, para participar pela primeira vez da Jornada. Para ela, eventos assim são de extrema importância.

“É uma troca de conhecimento, experiências, e por ser em outro estado a questão cultural também conta, pois fui super bem acolhida”, conta Viviane.

Quem também veio de outro estado foram os psiquiatras Eliane Forneck, de Curitiba/PR, e Rodrigo Farias, de Araponga/PR. Para Farias, a JCP não perde nada para outros eventos realizados no país. Já Eliane, disse que essa mescla entre psiquiatras modernos e contemporâneos é muito importante para o aprimoramento.

 “A XV edição foi um sucesso, tivemos a participação de grandes nomes da psiquiatria, associados e profissionais de Santa Catarina e outras unidades da federação e agora já estamos nos preparando para a JCP de 2018, que será de 22 a 24 de novembro”, completa a presidente da ACP, Lilian Lucas.

A presidente destaca ainda que já está marcada também para os dias 19 a 21 de abril a XVII Jornada ABP Sul-Brasileira de Psiquiatria, que será realizada em Florianópolis.

 

Premiação Pôsteres                               

Nesta edição da XV Jornada Catarinense de Psiquiatria, nove pôsteres, apresentando resultados de estudo e projetos de pesquisas originais, concluídos ou em andamento, descrição de projetos ou serviços assistenciais, e relatos de casos estiveram expostos.

Após avaliação da comissão organizadora foram selecionados, conforme regulamento da inscrição, os três melhores trabalhos.

O primeiro colocado foi o médico João Victor Rodrigues. Vindo de Goiânia/GO, ele apresentou o pôster Catatonia associada a Esquizofrenia e os efeitos da ECT, que apresenta o relato de caso de um paciente que ele atende há três anos. Em segundo lugar ficou Fernanda Rubin de Mello e em terceiro, Bárbara Ferreira Althoff. 


  Voltar para notícias