Fone: (48) 3223-4647 Email: apoio@apoiocomunicacao.com.br

Ação de conscientização sobre doenças renais

Publicada por em 14/11/2017

Na próxima sexta-feira, a Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (APAR) e a Renal Vida de Blumenau, realizam juntas uma ação na próxima sexta-feira, dia 17, no TICEN, para garantir o direito e melhor qualidade de vida aos pacientes renais. O foco será a prevenção, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção das doenças renais por meio de avaliações básicas de saúde que serão realizadas por técnicos voluntários.

 

A ação de conscientização acontecerá das 09 às 17 horas, na Avenida Paulo Fontes, no Centro – em frente ao TICEN de Florianópolis. No local teremos equipes para aferição de pressão arterial, informações nutricionais e orientação sobre saúde em geral. Aproveitando o mês de prevenção ao diabetes, as entidades também vão oferecer exames básicos da taxa de glicemia.

 

Em paralelo, será iniciada a campanha que visa popularizar o exame de CREATININA, em especial aos pacientes que apresentam riscos a partir de doenças secundárias como Diabetes e Hipertensão nos postos de saúde. Um teste barato e pouco conhecido pela população. A creatinina é um resíduo produzido pela quebra de uma proteína chamada creatina fosfato. Com apenas uma gota de sangue, retirada de forma fácil e rápida, o paciente consegue ver se há uma quantidade elevada dessa substância no corpo e assim, verificar se o rim está funcionando adequadamente, bem como investigar possíveis doenças renais. O problema é que, pela falta de conhecimento, muitas pessoas deixam de pedir o exame.

 

Temos fontes para entrevistas.

 

 

 


  Voltar para notícias