Fone: (48) 3223-4647 Email: apoio@apoiocomunicacao.com.br

Rota Sabores dos Canyons se apresenta para o trade turístico e quer incentivar o turismo de base comunitária e produção agroecológica no município de Praia Grande, em Santa Catarina

Publicada por em 28/07/2017

Evento acontece no dia 02 de agosto em Florianópolis. Objetivo é fomentar o turismo na região, tendo como base o turismo de experiência em 12 famílias cadastradas no projeto que tem apoio do Ministério do Turismo.

Com essas ações que fomentam o crescimento econômico da região a expectativa é de que a fixação dos jovens nas propriedades deva crescer na ordem de 40%, possibilitando o crescimento e desenvolvimento das propriedades familiares da região.

 

 

Com o objetivo de fortalecer ainda mais o turismo no entorno dos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, em Santa Catarina, é que será realizada no próximo dia 02 de agosto, em Florianópolis, uma rodada de negócios da Rota Sabores dos Canyons, visando sensibilizar agências e operadoras de turismo para o fomento e incentivo do turismo na região.

 

Além de fortalecer a atividade econômica sustentável no entorno dos Parques Nacionais, oportunizar aprendizado e a valorização das famílias, que têm na agricultura familiar e na agroecologia sua maior renda, esse projeto é fruto de um convênio com o Ministério do Turismo, e está agora em fase de implantação de ações de apoio a comercialização. A etapa de apresentação ao trade turístico, acontece agora em agosto, através de duas Rodadas de Negócio, em Florianópolis no dia 02 e na semana seguinte em Porto Alegre. Operadoras de turismo que  atuam em Praia Grande apresentarão para agentes de viagem, guias e imprensa da Grande Florianópolis seus pacotes de turismo com destaque para a Rota Sabores dos Canyons e outros atrativos da Cidade dos Canyons, como atividades de ecoturismo e turismo de aventura junto aos canyons locais.

 

A Rota Sabores dos Canyons oferece vivências em 12 propriedades cadastradas no projeto, com diversas atividades como degustação de produtos agroecológicos, interação e experiências envolvendo a sabedoria popular, a interação com a comunidade Quilombola São Roque, gastronomia típica rural, o artesanato que valoriza a flora e fauna da região e muitas outras opções tendo os canyons como paisagem principal.

 

Sobre a Região do Projeto

Praia Grande, no extremo sul catarinense, é a parte baixa de grandiosos canyons de Aparados da Serra – como o famoso Itaimbezinho. Apesar de povoado por descendentes portugueses e italianos a partir de 1917, foram os tropeiros que abriram as primeiras rotas de ligação, no belo traçado da Serra do Faxinal. Ladeado por imponentes escarpas com mais de 900 metros de altura e que começaram a se formar a 130 milhões de anos, quando uma forte explosão subterrânea precipitou um derrame de lavas basálticas que se esparramaram em forma de crosta e que posteriormente se racharam. De tão afiadas, as bordas que emergiram deste processo pareciam ter sido aparadas a faca, motivo pelo qual o lugar ficou conhecido como Aparados da Serra.

 

Atualmente este patrimônio paisagístico está aberto à visitação e representa juntamente com seus moradores o principal atrativo turístico dos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral.

 

Parceria com o Ministério do Turismo

Em 2014, através de uma parceria entre a prefeitura de Praia Grande e o Ministério do Turismo (Convênio nº 813129/2014) o município foi contemplado com o projeto intitulado “Estruturar, qualificar e promover um roteiro de turismo comunitário, valorizando os produtos associados ao turismo no entorno dos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral”, que está colaborando para incluir as comunidades que vivem no entorno dos Parques Nacionais na economia do turismo, valorizando a produção agroecológica, o conhecimento local e os saberes tradicionais que ainda estão preservados na região.

 

Várias famílias, um objetivo

A Rota é resultado da união de agricultores ecologistas, empreendedores rurais e artesãos que vivem nas comunidades próximas aos canyons e aos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, são doze famílias todos da cidade de Praia Grande, e que através da produção de alimentos de forma natural, sem prejudicar a natureza, estão contribuindo na preservação do meio ambiente, aumentam o seu sustento na recepção em suas propriedades aos turistas.

 

“A consciência ecológica nos uniu e com o apoio do Ministério do Turismo e da prefeitura municipal de Praia Grande preparamos nossas propriedades para receberem visitantes interessados em conhecer o cultivo natural que praticamos no entorno dos Parques Nacionais”, comenta Sílvia Guimarães, proprietária do Sítio Vale da Samambaia, integrante do projeto.

 

Para Vanderlei de Borba, do Sítio Recanto do Bugio, o projeto ajudou a acreditar que nossas propriedades têm excelente potencial para o turismo.            “Já nos sentimos mais seguros frente às novas oportunidades de colaborar e de produzir mais e melhor para receber nossos amigos e clientes com qualidade, simplicidade e muita hospitalidade”, destaca.

 

Para o Secretário de Turismo de Praia Grande, Eduardo Trevisani, diretamente 30 pessoas são beneficiadas pela ação, que além de ampliar as ofertas de turismo na região, prospectam futuro às famílias e amplia as opções de trabalho para os filhos, fazendo com que permaneçam na propriedade e contribuam para o seu desenvolvimento. Ainda segundo o secretário, a estimativa de fixação destes jovens nos novos negócios é de 30 a 40%, em um ano, quando acredita que a rota já estará sedimentada. “Duas novas pousadas deverão ser construídas até 2018, projetos já estão em aprovação na prefeitura municipal. Atualmente, o município disponibiliza 520 leitos em hotéis, pousadas e hostels e, já podemos comemorar que, em feriados prolongados temos vagas para reservas para somente em 2018. A grande maioria dos turistas ainda é catarinense, de São José à Itajaí, seguido por moradores de Blumenau e Joinville, e em menor número do oeste do Estado. Por isso, as ações de divulgação como a rodada de negócio na próxima quarta-feira, e na sequência em Porto Alegre, bem como da participação de festivais de turismo pelo país fazem-se primordiais para alavancarmos a divulgação de nossa região”, finaliza o secretário.

 

Serviço:

O que: Rodada de Negócios Rota Sabores dos Canyos

Data: 02 de agosto (quarta-feira)

Onde: Florianópolis (Flop) Palace Hotel-Rua Artista Bitencourt, 14/Centro

Hora: 16 horas

 

O que visitar – Doze negócios, doze propriedades

 

Grota Bier Cerveja Artesanal

Diz o ditado popular “Grota feia, agua boa!”, conheça a cervejaria e deguste além das cervejas artesanais a edição Aparados Natural, com rapadura ou com mel em sua fabricação.

Contato: 48 3532.1474 / 99101.0058

 

Casa do Artesanato

Artesanato local criado pelas hábeis mãos de artesãos da cidade, matérias primas naturais como fibra de bananeira com tranças e tecelagem manual, inúmeras peças com os mascotes locais:  o tucano e a gralha azul

Contato: 48 99152.5285

 

Comunidade Quilombola São Roque

Grupos remanescentes quilombolas da Comunidade São Roque, narram suas estórias ao pé do Morro Pedra Branca, preservam suas raízes e vivem da natureza cultivando alimentos pelo sistema agroflorestal e de forma agroecológica.

Contato: 48 99143.8906 com Paulo

 

Produção Agroflorestal e um delicioso açaí batido

A propriedade rural do casal Eliseu e Janete é exemplo de harmonia com a natureza. Eles cultivam frutas e hortaliças e o destaque é o açaí da Palmeira Juçara, típico da região dos canyons.

Contato: 48 99176.5151 / 99117.7295

 

Cultivo de chás naturais e seu bem estar

A propriedade da Zazá é um lugar especial. Além de preservar as tradições da medicina natural unindo a natureza e a sabedoria popular com os principais elementos, oferece atendimento terapico holístico como reiki, cone chinês, auricular, thetahealing entre outros.

Contato: 48 98849.5574 / 99474.8686

 

A tranquilidade da natureza e a hospitalidade amiga

O Café Rural Família Rosa está localizado nos arredores do Canyon Malacara. Próximo ao Centro, mas imerso nos canyons, a casa de família serve um saboroso Café Rural, com itens da gastronomia local e culinária caseira, com a hospitalidade de D. Suésia e sua filha Sabrina.

Contato: 48 99149.4206

 

Suco natural e frutas agroecológicas

O Quiosque Trilhas e Sucos é parada ideal para quem visita a região, próximo ao acesso ao Canyon Malacara, é possível descansar e saborear deliciosos sucos de frutas orgânicas e agroecológicas além da tradicional tigela de açaí. Além disso, há opções de trilhas e passeios com o guiamento experimental do casal Luca e Daniela.

Contato: 48 99159.8341

 

Aventura na mata e delícias à mesa

Na propriedade da Família Ventura os visitantes são recebidos com muito carinho pelo casal de agricultores Dauracy e Elenir. Enquanto ela prepara o café com mistura, com a tradicional rosca frita de polvilho, bolo caseiro, queijo, doces em calda, e outras delícias, ele leva os amigos recém-chegados para conhecer as três lindas Cachoeiras dos Ventura por uma trilha em meio à mata nativa.

Contato: 99105.4205 / 99110.6929

 

Hospedagem entre amigos

No Sítio da Família Espíndula a opção é passar um dia agradável, o local oferece lagos para pesca, um galpão rústico para confraternização e refeições caseiras e simples, como o saboroso Café da Roça e almoços com pratos típicos regionais, preparados por Chico e Clesia. O Sítio também tem capacidade para acomodar até 15 pessoas.

Contato: 98116.6114 / 98836.7842

 

Um paraíso em meio à natureza

A família de Jorge e Sílvia tem um “pequeno paraíso” rodeado de natureza e tranquilidade. No Sítio Vale da Samambaia resgatam origens cultivam praticamente tudo o que consomem, além das tradicionais práticas do bem viver que aprenderam com seus pais e avós. O local também oferece um roteiro pedagógico de educação ambiental e alimentação saudável para grupos escolares e terapias alternativas como Reiki.

Contato: 98844.3678

 

Desfrute dos produtos da cana-de-açúcar

No Engenho Recanto do Bugio você vai conhecer a produção artesanal de açúcar mascavo e outros derivados de cana-de-açúcar além de degustar a cachaça produzida pelo casal Vanderlei e Márcia, agricultores que também cultivam banana orgânica.

Contato: 98831.1056 / 98819.2462

 

Nada melhor que comida caseira

Preparados pela Família Leal os pratos elaborados pela Chef Dona Brandy são de um saber regional com produtos vindos direto da horta, destaque para a garapa (caldo de cana) e inúmeros licores.

Contato: 99111.5328



Fotos no link:  https://goo.gl/photos/26vPMfsfXgoBLpAfA

Crédito: Luiz Fernando Soares


  Voltar para notícias